Você sabia que o painel solar é quase tão reciclável quanto uma latinha de alumínio? Um dos pontos mais importantes da produção de energia solar é o compromisso com o meio ambiente. Por isso, não faria sentido simplesmente deixar os materiais usados em um projeto, poluindo o planeta, após o término de sua vida útil, não é? Então, vamos entender como acontece a reciclagem de painéis solares.
Energia solar e sustentabilidade
O fato de a luz solar ser uma fonte inesgotável de energia, aliado a possibilidade de ser produzida sem a emissão de gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO₂) e dióxido de enxofre (SO₂), fazem dela uma das melhores alternativas quando falamos em produção energética e cuidado do meio ambiente.
Outro fator favorável é o fato que assim são evitadas a retenção de rios, desmatamentos, alagamento de grandes áreas de mata e acidentes com barragens, todas elas resultantes da construção de hidrelétricas. Além de reduzir bastante a necessidade do uso de termelétricas.
O que são painéis solares?
São os dispositivos compostos por conjuntos de células fotovoltaicas feitas, em geral, de silício ou arseniato de gálio, responsáveis por captar a luz do sol para depois ser convertida em energia elétrica. Sua vida útil é de, aproximadamente. 25 anos. Uma característica interessante é que eles têm uma aparência escura, para assim absorver mais energia luminosa.
Reciclagem fotovoltaica
O objetivo da reciclagem é que após o final da vida útil dos equipamentos, seus materiais possam ser recuperados, evitando assim que elementos tóxicos contaminem o meio ambiente.
Nestes dispositivos há, além das células fotovoltaicas, diversos outros materiais como placas de vidro, alumínio, polímeros, silício cristalino e elementos metálicos condutores. Porém, a tecnologia usada na construção permite que até 97% dos materiais sejam reciclados.
Então, como os painéis solares são reciclados?
Podemos dividir esse processo em algumas etapas:
- Separação dos elementos dos módulos fotovoltaicos: preferencialmente, deve ser feito de forma mecânica, porém, ainda existem empresas que recorrem a processos térmicos e químicos para executar essa tarefa;
- Seleção dos materiais que serão ou não reaproveitados;
- Destinação dos componentes para serem reinseridos na cadeia produtiva.
A reciclagem de painéis solares é mais um elemento que além de colaborar para o meio ambiente, também eleva o potencial econômico do setor. Outra vantagem é que os materiais podem ser utilizados em novas placas ou em outros tipos de componentes.
Gostou desse conteúdo? Agora entenda um pouco mais sobre a relação entre energia solar e sustentabilidade.