Transformando o Sol em sua Energia

Créditos energéticos

Créditos energéticos: o que são e como funcionam?

Quem pensa em ter ou já tem um sistema de energia solar fotovoltaica precisa saber que dentre suas diversas vantagens estão os créditos energéticos. Quer saber mais sobre como você pode se beneficiar e economizar? Continue a leitura e confira!

O que são créditos energéticos?

Resumidamente são a unidade de medida utilizada para contabilizar a sobra de energia que um sistema produziu e não foi consumida. Esse sistema de compensação permite que quando a geração do sistema for maior que o consumo, a unidade consumidora empreste essa energia para a rede da concessionária, ficando como créditos energéticos que podem ser abatidos no valor da conta luz ou destinados para outra unidade consumidora atendida pela mesma concessionária e cuja conta de energia esteja na mesma titularidade. Isso faz com que sistemas fotovoltaicos de empresas sejam ainda mais vantajosos.

Qual a legislação?

A Regulamentação Normativa de 2012 (RN 482/12) feita pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é a lei que estabelece as condições gerais para a conexão do sistema de energia fotovoltaica de uma residência, empresa ou indústria — à rede elétrica, devolvendo o excedente gerado.

A partir dessa normativa ficou permitido o acesso de microgeração e minigeração distribuída (geradores de até 75 kW são considerados microgeração. Entre 75 kW e 5 mW, são os de minigeração) aos sistemas de distribuição de energia elétrica nacionais. Assim, todo consumidor (com CPF ou CNPJ) tem permissão para conectar um sistema gerador de energia elétrica próprio, oriundo de fontes renováveis, paralelamente às redes de distribuição.

Qual a validade dos créditos energéticos?

Esses créditos possuem validade de 60 meses [5 anos], contando a partir do mês em que foram produzidos.

Como os créditos energéticos são calculados?

A energia produzida pelo sistema é direcionada para o inversor que é o equipamento responsável por transformar a corrente elétrica gerada [de corrente contínua para corrente alternada] tornando-a apta para o uso. Depois disso, ela vai para o quadro de distribuição sendo consumida normalmente.

Como a produção de energia varia conforme a incidência solar haverá momentos em que essa produção será maior que o consumo e o contrário também pode acontecer. Ao final do mês, a distribuidora contabiliza a quantidade gerada e consumida, podendo assim disponibilizar os créditos energéticos ao consumidor.

Entendeu como a economia proporcionada por um sistema de energia fotovoltaica pode ser muito maior do que você imagina? Conheça mais sobre as vantagens de se adquirir um sistema de energia solar para sua casa ou empresa, conversando com um consultor Solareli. Clique aqui.

Compartilhar:

Querendo economizar energia e não sabe como? Baixe nosso e-book para descobrir!

Guia Prático da Energia Solar

Vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para investir em uma fonte de energia renovável e ainda acumular créditos de Energia Solar.

Queremos oferecer a você todo o suporte que precisa para produzir sua própria energia.

Horário de Atendimento

Matriz - RN

Filial - CE

plugins premium WordPress