A preocupação com as questões ambientais é uma pauta cada vez mais constante na sociedade. Pesquisadores estão sempre à procura de novas fontes de energia que não sejam prejudiciais ao meio ambiente, e diante deste tema é praticamente impossível não ligar energia solar e sustentabilidade.
Neste artigo discutiremos sobre a importância deste tema e como esta fonte de energia faz diferença na formação de um futuro melhor.
A importância da sustentabilidade
Não é por acaso que a sustentabilidade é tema de diversas discussões entre governos, órgãos internacionais e ONGs. Para se ter uma ideia, em agosto de 2021 um painel de cientistas da ONU para mudanças climáticas divulgou um relatório que evidencia como a ação humana é determinante para o aquecimento global.
Atualmente, podemos perceber o impacto destas mudanças no clima através da crise energética que atinge o país, já que os dos fatores que causam isso é a longa estiagem e falta de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas. E o resultado disso são altas na taxa de energia elétrica, risco de desabastecimento e apagões e, uso das termelétricas. Por ser um país excessivamente dependente das hidrelétricas acaba ficando mais exposto às situações como a que apresentamos.
Por isso, é tão importante que se busque por formas alternativas de atender as necessidades da população.
Energia renovável e limpa
O que faz a energia solar ser uma fonte sustentável? Primeiramente, o fato de a luz solar ser uma fonte inesgotável, aliado a isso temos a possibilidade de se produzir energia sem emitir gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO₂) e dióxido de enxofre (SO₂).
Outro fator favorável é que se evita a retenção de rios, desmatamentos, alagamento de grandes áreas de mata e os acidentes com barragens, todas elas resultantes da construção de hidrelétricas. Além de reduzir bastante a necessidade do uso de termelétricas.
Qual é o impacto ambiental da energia solar?
Apesar de ser uma fonte de energia bastante positiva para o meio ambiente, não podemos afirmar que, ainda que renovável, ela está livre de causar impactos, mesmo que reduzidos. Dentro de um projeto de sistema de energia solar podemos destacar:
- Fabricação de módulos fotovoltaicos:
- O descarte de equipamentos de energia solar;
- Nas usinas fotovoltaicas.
Porém, em cada uma dessas situações existem protocolos e medidas a serem adotadas visando minimizar qualquer prejuízo.
Energia Solar e sustentabilidade não podem ser dissociadas e isso é indiscutível. O que é preciso agora é que a sociedade entenda que o impacto de adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica vai além da diminuição da conta de luz, ele contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, garantindo melhores condições de vida para as futuras gerações.
Quer conhecer mais sobre os impactos positivos do sistema de energia solar? Converse com um consultor Solareli.