O valor da conta de luz é uma preocupação constante na vida do consumidor que por isso se vê sempre em busca de alternativas para economizar. Uma boa prática é ficar atento à etiqueta de eficiência energética dos eletrodomésticos na hora da compra. Quer entender mais sobre esse sistema e como ele pode te beneficiar? Continue a leitura!
Entenda a ENCE
Existente há mais de vinte anos, a etiqueta de eficiência energética faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), este último, criado em 1984 pelo então Ministério da Indústria e do Comércio e pelo Ministério de Minas e Energia.
É nada mais que um rótulo que traz diversas informações sobre o eletrodoméstico, incluindo a sua eficiência energética. Isso permite ao consumidor saber se aquele produto é mais econômico ou não em comparação a outro do mesmo tipo, ajudando assim na sua escolha.
Também chamada ENCE — Etiqueta Nacional de Conservação de Energia ela tem a seguinte aparência:
Como podemos ver ela apresenta alguns dados como marca do produto, modelo e tensão, e um gráfico em barras, que aponta em qual “posição” de eficiência aquele eletrodoméstico se encontra. Aqueles mais eficientes tem classificação A e segue assim em ordem decrescente até chegar em E, F ou G, os menos eficientes.
A etiqueta de eficiência energética é encontrada no exterior da maior parte dos eletrodomésticos como: geladeiras, fornos elétricos, freezers, máquinas de lavar e até mesmo lâmpadas. E além de fornecer informações ao consumidor sobre o consumo de energia também garante-lhe que aquele equipamento foi aprovado em uma série de testes de segurança, eficiência energética e de operação pelo Inmetro.
Gostou desse conteúdo? Então, continue conosco e conheça quais os aparelhos domésticos que mais gastam energia na sua casa.