Por: Aline Silva
Consultora de Vendas
O produtor rural demanda muita energia para seu trabalho. Esse gasto vem desde a base da produção até a distribuição, o que acaba pesando em algum momento também no bolso do agricultor. Mas se o setor agropecuário é tão indispensável em nossa economia nacional, ele deve ser totalmente digno de benefícios que incentivem seu desenvolvimento, não é mesmo?
Porém, não é bem assim que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) juntamente com o Governo Federal pensam. Ambos vêm estabelecendo medidas mais rígidas para liberar benefícios ao produtor rural na questão da tarifa de energia. É o caso da mais recente resolução da Aneel, editada no final de 2020 e já em vigor.
COMO A NOVA RESOLUÇÃO OPERA?
A nova resolução da Aneel pretende conceder descontos nas tarifas de energia do produtor rural. Para isso, ela precisa revisar os cadastros dos produtores rurais para verificar e confirmar quais deles têm realmente a prática de atividades agropecuárias que fazem jus ao benefício.
Essa revisão cadastral já começou agora em 2021, sendo implementada gradualmente. A promessa é que, até 2023, o benefício atinja alíquota zero para quem estiver elegível. Serão revistas, inicialmente, as unidades consumidoras de alta tensão (do chamado Grupo A), fazendo também um levantamento e cruzamento de dados dos consumidores para eliminar da concessão aqueles cuja razão social ou CNAE apontem atividades que não sejam elegíveis ao desconto da tarifa.
OPORTUNIDADE PARA AS ENERGIAS SUSTENTÁVEIS
Por conta desse funil cada vez mais apertado e o inevitável fim dos benefícios tarifários, a procura pelas energias sustentáveis vem crescendo por parte do produtor rural. Em especial, a busca por energia solar e suas inúmeras vantagens se destaca, justamente por conta da eficiência proporcionada e o ganho em produtividade no campo.
Assim, para o produtor rural, o momento é agora: além da relativa redução nos preços de alguns equipamentos, a disponibilização de linhas de crédito está cada vez maior, pois diversas instituições financeiras também estão enxergando a oportunidade nessa procura, trazendo facilidades para iniciar um financiamento.
No final das contas, ao optar por um sistema de energia solar fotovoltaica, o agricultor só tem a ganhar, pois o momento é mais que favorável para esta mudança.
E então, vamos colher os frutos da energia solar fotovoltaica? Conheça mais sobre o que a Solareli Energia Solar pode fazer pela sua produção – ou falando com um de nossos consultores.
—
Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Opiniao/noticia/2020/12/fim-do-subsidio-eleva-demanda-por-energia-eletrica-sustentavel.html