O monitoramento de energia solar possibilita ao proprietário compreender a dinâmica de operação, desempenho geral, o real retorno da geração energética e economia de recursos. Em linhas gerais, é através desse recurso que é possível mensurar a economia com a instalação do sistema e o retorno de investimento. Neste artigo, falaremos como esse acompanhamento funciona. Continue a leitura e confira!
Inversor Solar
O inversor solar é o equipamento responsável por transformar a corrente elétrica gerada nas placas fotovoltaicas (de corrente contínua para corrente alternada) tornando-a apta para o uso. Ele também faz o gerenciamento da produção de energia e é através dele que é feito o envio de informações.
Ao final da instalação, os técnicos irão conectar o inversor à rede wi-fi do imóvel, com isso, o acesso aos dados gerados pode ser feito através do computador, tablet ou celular, assim é possível acompanhar a geração de energia e o desempenho em tempo real, de maneira prática e rápida.
Dados disponibilizados
O proprietário do sistema pode analisar os seguintes dados, por meio deste acompanhamento:
- geração instantânea;
- registros de geração;
- estimativa de economia monetária;
- estimativa de economia de CO².
Também é possível identificar falhas que por ventura aconteçam, o que permite ações de manutenção preventivas e reparos imediatos, com o objetivo de evitar a perda da produção de energia.
Vantagens do monitoramento
Com essa ferramenta o proprietário terá:
- melhor aproveitamento de recursos;
- garantia da qualidade da energia;
- identificação imediata de problemas;
- avaliação do retorno de investimento.
Por fim, o monitoramento de energia solar está diretamente ligado à qualidade do sistema e à boa execução do projeto. Os dados fornecidos ajudam o usuário a ter ainda mais confiança sobre o investimento que fez.
Ainda não possui um sistema de energia solar fotovoltaica? Converse com um dos consultores Solareli e conheça todas as outras vantagens de se adquirir esta solução.