A região Nordeste é predominantemente ensolarada, por isso, faz bastante calor. E um ar-condicionado é muito necessário em locais assim. Porém, existe um problema: a conta de energia elétrica. Será mesmo que o aparelho de ar-condicionado gasta tanta energia assim?
Infelizmente, a resposta é sim. O consumo dele se compara ao de um chuveiro elétrico, com a desvantagem de tender a ficar ligado por muito mais tempo. Por exemplo, um aparelho Split 12 000 BTU (1120 Watts de potência) ligado seis horas por dia gasta em média 151,20 kWh por mês, um custo estimado em R$ 110,00/mês.
Ainda bem que existem formas de reduzir isso. Continue lendo e confira quais são.
Escolha o equipamento certo
A escolha correta do aparelho é o primeiro passo para economizar. Para isso é preciso calcular a quantidade de BTU que o equipamento deve ter para atender a necessidade daquele ambiente. Sabemos disso fazendo a seguinte conta:
Multiplica-se a metragem quadrada do ambiente por 600.
Exemplo: Um quarto com 12 metros quadrados:
12 x 600 = 7200 BTU
E não adianta comprar um equipamento com uma capacidade menor do que a indicada no cálculo. Neste caso, aparelho ficará ligado tentando resfriar o local, consumindo ainda mais energia para conseguir fazer isso.
Procure conhecer os modelos disponíveis no mercado:
- Ar-condicionado janela: modelo bastante tradicional que se encaixa em diversos ambientes, possui alta capacidade energética e é simples de ser instalado.
- Ar-condicionado split: mais econômico e prático, possui funções que ajudam a reduzir o consumo de energia como sleep e timer.
- Ar-condicionado Inverter: comparado aos demais ele tem um consumo menor ainda já que seu compressor ficar constantemente ligado, o que evita oscilações de temperatura e por consequência picos de energia.
Fique de olho na instalação
Procure uma empresa ou técnico qualificado para minimizar as chances de algum erro acontecer.
Caso a instalação não seja feita da forma certa, isso pode trazer problemas na conta de energia.
Manutenção em dia
Este é outro fator que faz muita diferença na hora de economizar. Os filtros do aparelho devem ser limpos com certa frequência (uma vez por mês para aparelhos que não ficam ligados por muito tempo e a cada 15 dias em locais de muito movimento). A vida útil de um filtro pode variar entre seis meses e 1 ano, dependendo do uso.
Recomenda-se que pelo menos uma vez por ano uma limpeza profunda seja realizada por um técnico especializado.
Outras ações que ajudam a economizar ao usar um ar-condicionado são:
- não deixar as portas ou janelas abertas enquanto o aparelho estiver ligado;
- comprar aparelhos de classificação A quanto ao consumo de energia;
- conversar com um profissional durante o processo de compra, ele ajudará e poderá indicar o melhor produto para o seu caso;
- procurar usar o aparelho na temperatura de 23 °C, já que temperaturas mais baixas exigem mais do equipamento, gerando mais gasto de energia;
- a tensão do ar condicionado deve corresponder com a rede elétrica da casa, portanto não use extensões ou adaptadores de energia.
A solução para economizar mesmo usando o ar-condicionado
Sabemos que para quem mora no Nordeste, o ar-condicionado se tornou um item indispensável, devido o calor que faz na região. Por isso, não precisa se preocupar em desligar o ar-condicionado no meio da noite com medo da conta de luz no final do mês. Com energia solar, você pode ter economia, sem perder o seu conforto.
Gostou dessas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e encontre muito mais seguindo nosso perfil no Instagram.